Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Neste momento de crise,os velhos crentes ortodoxos russos tem muito a nos ensinar.



Os velhos crentes rejeitaram com vigor as inovações do patriarca nikkon,e fogueiras foram acesas e Awwakun seu lider foi nela queimado.Uma perseguição violenta se instalou na russia contra os chamados velhos crentes que apenas queriam manter seu rito antigo sem as inovações que o patriarca contaminado pelo helenismo dos gregos queria.Mas o patriarca tinha ao seu lado todo o aparelho estatal do estado russo e mais,tinha o próprio imperador,o Tzar.Mas nada  e ninguém conseguiu dobrar a vontade dos crentes antigos,porque eles sabiam que por trás das mudanças havia uma teologia nova sendo implatanda e um pequena mudança no credo  que se rezava assim:Creio no Espírito Santo,o verdadeiro senhor e doador da vida...,para creio no Espírito Santo,senhor que da a vida...,motivou a furia dos antigos ritualista que viam nesta mudança, o chamado por eles de fermento dos latinos que influenciaram os gregos no Concílio de Basiléia, que rezava no seu credo com pequenas mudanças,mas que segundo a teologia dos velhos crentes feriam a monarquia absoluta do Pai como fonte e origem da trindade e ia contra a confissão de fé do antigo patriarca fócio:que bradava somente do Pai.Os velhos crentes vê o perigo quando não é a monarquia do Pai,mas a natueza una que se erige em prícipio da unidade na trindade.Nesse caso,as relações de origem identificam se com as hipóstases e as exprimem totalmente.Ora,para a teologia grega e russa,o príncipio de unidade não é a natureza,mas o Pai que estabelece relações de origem em relação a ele mesmo,como única fonte de qualquer relação.Santo Atanásio declara:"há um só Deus porque um só Pai".Esta afirmação lapidar torna se o adágio de todos os Padres orientais.Para ele,confessar a unidade trinitária é reconhecer o Pai como única fonte das hipótases que simultaneamente recebem dele a mesma e unica natureza é porque as relaçoes se referem ao Pai que elas mesmas significam ao mesmo tempo a unidade e a diversidade.As pessoas e a natureza são apresentadas simultaneamente sem que uma preceda logicamente a outra.A fórmula de Fócio:ek monou toû patros-unicamente do Pai-é uma fórmula polêmica antifilioquista:ao alterar o sinal da cruz de dois dedos para tres dedos unidos,os velhos crentes viam aí uma ameaça a monaquia absoluta do Pai,e indicava "duae processiones",percebe se que atrás de uma simples mudança na liturgía esconde por detrás uma teologia que vai aos poucos corroendo toda a doutrina verdadeira e estabelecendo uma nova quase que sutilmente.É costume nas igrejas orientais pré calcedônianas celebrar a santa missa iniciando se ao pé do altar e durante a celebração tanto faz o sacerdote ficar de costas aos fiéis ou de frente,já que toda a liturgia o sacerdote atua pela sacramentalidade de suas ordens como mediador da igreja que na liturgia toda se oferece a trindade santa a santa oblação e todas as orações liturgicas apontam para isso,o culto todo até a trasmuntação das sagradas espécies,estou usando aqui uma palavra latina para designar os santos elementos do pão e do vinho, são trasmuntados por intervençao de toda a trindade santa e o Espírito Santo opera essa mudança com a invocação do epickeses.Coloquei esse adendo para que todos perceba como uma unica mudança liturgica pode trazer sérias consequências para fé.A participação dos fiéis na igreja montiniana que respondem ao sacerdote:"ele esta no meio de nós",faz parecer e é isso que eles querem que não é sacerdote o ministro principal da santa oblação,mas aqui veladamente esconde a doutrina luterana do sacerdócio universal de todos os cristãos.As varias anáforas usadas dá entender isso.A comunhão na mão,estabelece outro principio luterano:que se recebe no pão,com o pão e sob pão,o corpo e sangue de Jesus,mas nega intresecamente a transubistanciação,ja que todos podem tocar,pegar nas mãos,deixa claro que só recebem os efeitos da santa comunhão aqueles que realmente acredita e exerce fé,o conceito luterano mistura se com a doutrina calvinista e outra mudança se dá quando o sacerdote é chamado de presidente da celebração,e,em algumas comunidades onde não há sacerdote o culto é dirido por um ministro da eucarístia que tambem é chamado de presidente,novamente a doutrina do sacerdócio univerasl de todos os crentes vai com muita sutileza sendo implantada sem que ninguem perceba.Fiquemos atento.As orações que os fiéis rezava após a comunhão foram suprimidas propositalmente,para ninguem confessar a fé na presença real.Uma outra mudança no credo estava  assim:gerado mas não se fez,mudado para:gerado não criado...,e as mudanças na liturgia escondia o veneno terrivel do modernismo e aproximava se mais dos latinos.Foram perseguidos,milhares deixaram a russia,outros foram encarcerados nos campos da sibéria,mas jamais cedera e hoje esta igreja é um exemplo de uma comunidade com mais de 05 milhões de fiéis que forma uma igreja séria,santa que jamais se curvou e pouco se importou em serem chamados de velhos ritualistas,atrasados,e,outros adjetivos mais.Pouco se importaram e hoje esta igreja recebe o respeito de todos.Nunca se importaram com tomo de reconhecimento deste ou aquele patriarca,mas com a vontade de Deus somente.Isso é o que importa,a vontade de Deus e muitas vezes temos que sacrificar o louvor dos homens e o respeito humano para servir a Deus em espírito e verdade.Arcebispo Makários,pela graça de Deus,catholicós de todos os malankares católicos no exilio,em paz e comunhão com Sua Santidade Alejandro IX.

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