Profissão de Fé do Blog.
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"Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro."
Amém.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Como entender as igrejas orientais,incluso aquelas unidas a santa sede no exilio.
Muitas pessôas não entendem a maneira de ser e existir das igrejas orientais e outras perguntam porque elas são diferentes.As igrejas orientais não são embarcadas dentro do código de direito canônico pio beneditino que em seu primeiro artigo assinala textualmente que são normas próprias e privadas da igreja latina e que não alcançam e muito menos afetam as igrejas orientais que mantem seu próprio direito,liturgia e tradição.2-As igrejas orientais estão organizadas em torno de seu bispo,que governa a igreja com seu sínodo.Para os orientais a ideia de um bispo sem jurisdição é inadmissivel.Não existe para os orientais bispos em terras de infiéis ou bispos titulares.No direito canônico oriental e vale para as igrejas chamadas "uniatas",as regras apostólicas tem valor jurídico.3-Todos os bispos são iguais entre si.O Papa que é o Sumo Pontifice tem,para os "uniatas" não só uma primazia de honra,mas sim verdadeira jurisdição suprema e imediata e todos os bispos das igrejas orientais unidas a santa sede no exílio,e toda a reconhecem,mas segundo o direito próprio das igrejas orientais.4-O poder de jurisdição se perde por heresia.A heresia priva não só da jurisdição,mas tambem do oficio,que para os orientais são equivalentes e os diferentes acordos firmados entre a Sé Romana e as igrejas orientais antes do "Vaticano II" mantem êsse príncipio jurídico intacto.5-Não existe para os orientais a possibilidade de que a um bispo possa se reter alguns poderes.A plenitude do sacerdócio implica a plenitude do poder de jurisdição,mas o herege se vê privado de ambos.A excomunhão tacita,tão presente no direito canônico pio beneditino,não existe com a caída em heresia,e sim que deve ser publica,isto quer dizer,que se deve denunciar o herege publicamente e por essa mesma denuncia depor do cargo e oficio o herege.O argumento defendido por alguns sedevacantistas de que isso prova que o Patriarca Elias que excomungou a Ratzinger não crê na supremacia do Romano Pontífice não se sustenta no principio de que "a primeira sede não deve ser julgada por nada",porque êsse argumento é o mesmo usado por anti-sedevacantistas,quer dizer,eles não julgam o "Papa",sim declaram a santa sede vacante,porque a primeira sede não se pode julgar por nada e não pode cair em heresia,que esta protegida pelo Espírito Santo.Se o bispo de Roma cai em heresia é porque ele não esta assistido pelo Espírito Santo e portanto,não é verdadeiro sucessor de Pedro e sim um usurpador.Como também não existe bispos vagantes na tradição oriental,apesar de alguns bispos terem sido sagrados na tradição oriental e depois virem para o ocidente e sagrarem outros bispos.Essas ordenações são questionadas pelos orientais,mas segundo o que se entende válidas.Como também não existe essa questão de valida mas ílicitas para os orientais,se é valido é e pronto.O que acontece é que os latinos acostumados ao costumes do rito latino querem latinizar as igrejas orientais e impor costumes próprios do latinos como se essa fosse a unica visão de igreja que existe.Um exemplo,quando os latinos portugueses chegaram as Índias como era chamada a Índia de hoje,eles encontraram cristãos com ritos diferentes e fizeram de tudo para latinizar as igrejas cristãs indianas.Os Armênios tantos os que estão unidos a santa sede no exílio ou aqueles que ainda professam o a doutrina monofosita costuma sagrar os santos oléos de sete em setes anos,diferem dos Gregos e dos Coptas que tem costumes diferentes.O uso da batina é um costume ocidental,latino,no oriente é próprio dos monges e bispos usarem o anderi ou uma veste própria de seu estado monástico.O batismo é ministrado por trina imersão e a criança já recebe a comunhão e antes da comunhão junto com o batismo, a crisma.Não existe catequese para primeira comunhão nas igrejas orientais ou preparação para crisma.Difere também o matrimônio,que o ministro é o sacerdote e não os nubentes e sem coroação não existe casamento,isso sem falar em outros costumes que diferem de igrejas para igrejas de ritos diferentes.Aqueles que quiserem aprender mais deveriam ler um livro chamado"as igrejas orientais católicas e ortodoxas-tradições vivas "da Paullus livraria.Não temos o costume de recitar o rosário,e muito menos a via sacra e em nossa igrejas muitas não tem imagens e algumas igrejas uniatas toleram aqui no ocidente por respeito aos latinos,e todas essas igrejas tem origem apostólica e essa discussão de missa versus Deum ou não nunca existiu no oriente que tem maneiras diferente de celebrar a Eucaristia e outros ritos ou sacramentais.As anáforas usadas na divina liturgia são antiquissimas e muitas remotas aos Apóstolos ou aos seu sucessores imediatos.Um caso,a liturgia de São Tiago que é do próprio São Tiago e tem sua origem antes do evangelho ser escrito,para nós ela tem um peso como o próprio evangelho,por isso usamos a liturgia de São Dionisio e em ocasiões solenes a de São Tiago,mas quando aceitamos a autoridade do Papa em nossa igreja,nós aceitamos corrigir alguns erros que ainda existe nas igrejas orientais,por exemplo,o matrimônio nas igrejas orientais o ministro é o sacerdote,na igreja latina são os nubentes e como adequar isso?muito simples é nescessário a benção do sacerdote,a coração e os ministros são os nubentes,mas nunca sem a benção do sacerdote.Espero ter ajudado um pouco.Arcebispo Makarios,Cardeal Patriarca da igreja católica sírio malankar no exílio,em paz e comunhão com Sua Santidade Alejandro IX,sucessor de Pedro.
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