Profissão de Fé do Blog.
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"Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro."
Amém.
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
O primado do Papa.
Por disposição de Cristo,Pedro devia ter perpétuamente um sucessor no cargo de pastor supremo,e este sucessor é o Bispo de Roma.-Artigo de fé.Explicação:O concílio Vaticano I definiu:Se alguem afirmar que não é em virtude da instituição de Nosso Senhor Jesus Cristo,isto é,em virtude de um direito divino,que São Pedro tem perpetuamente um sucessor no primado de toda Igreja;ou que o Romano Pontífice não é sucessor de São Pedro,neste primado,seja excomungado.(S.4,c.2,denz.1825)Duas verdades aqui expressas:uma dogmática,isto é,que Pedro deve ter sempre um sucessor;e uma histórica,isto é,que êsse sucessor é o Papa em função.As duas verdades estão estreitamente unidas.A tese supõe o fato histórico que Pedro tenha exercido o seu ministério em Roma como Bispo e aí tenha morrido.A demonstração histórica dêste fato compete à história da Igreja.De resto,é hoje unânimente admitido pelos adversários Protestantes,ainda que em um tempo sua negação tenha sido um dos argumentos prediletos contra Roma.Prova:Se cristo queria construir a Igreja sôbre o alicerce de Pedro,se por outro lado queria essa Igreja,segundo sua promessa,durasse até o fim do mundo,segue-se daí ,lògicamente.que o fundamento dá solidez e consistência à construção,deve também durar para sempre.Do contrário,a Igreja estaria sem fundamento e existiria de um modo de todo diverso daquele com o qual foi fundada.Ora que Pedro em Pessôa não devia ser êsse alicerce até o fim do mundo,foi previsto por Cristo,quando lhe anunciou que teria morrido antes.(Jão 21,19)São Cipriano apesar de seu Episcopalismo muito ousado,escreve:Como Deus é uno e uno é Cristo,assim há uma só Igreja e uma só Cátedra fundada sobre Pedro,pelo Senhor.O Concílio Vaticano I podia citar os testemunhos formais dos Concílios precedentes;e efetivamente cita o IV Concílio de Constantinopla,o II de Lião e o de Frorença(S.4,c.4).O Concílio de Lião diz: A Santa Igreja Romana possui o primado e o principado supremo e pleno sobre tôda a Igreja Católica;e acrescenta que ela recebeu do Senhor mesmo,na pessoa de Pedro.(denz.466)O concílio de Frorença no decreto de união declara:definimos que a Santa Sé Apostólica e o Pontífice Romano,possuem o primado sôbre todo o mundo e que precisamente o Pontífice Romano é o sucessor de Pedro,Príncipe dos Apóstolos,o verdadeiro Vigário de Cristo,o chefe de tôda a Igreja,o Doutor e o Paí de todos os Cristãos:e que Nosso Senhor Jesus Cristo conferiu lhe na pessoa de Pedro o poder de governar e guiar tôda a Igreja;como ja foi dito nas deliberações dos Concìlios gerais e nos Sagrados Cãnones.(Den.694)Os teólogos pergunta se é nescessário permanecer ligado a Sé de Roma,ou se não é possivel,por decisão do Papa,transferi-lo a outra Igreja.Parece que as definições dogmáticas se opoem a essa possibilidade,porque falam da igreja Romana.Mesmo quando o Papa residisse noutra cidade,como nos tempos de avinhão,permanece,todavia,Bispo de Roma,porque Sucessor de São Pedro.Agora o verdadeiro Papa reside em vila Santa Maria,Sua Santidade Alejandro IX e permanece Bispo de Roma,porque é o legítimo sucessor de São Pedro.Os Padre Gregos-São Gregório niceno,São Gregório Nazianzeno,Eusébio de Cesaréia,São João Crisótomo,entendem Mateus 16:18 no sentido do primado de Pedro.Certo número tira lhe as consequencias e testemuna a própria fé no primado dos sucessores de Pedro,em Roma.São Gregório Naziazeno diz que a Igreja Romana preside,por motivo do seu poder religioso,a todo o mundo(quae universis presidet,carm.2.sect.1carm.11;migne,37,1068)Teodereto de Ciro escreve a um Padre romano,renato,que a santíssima Sé de Roma possui o principado sôbre as igrejas de todo o mundo.(Ep.116;migne,83,1324)Falando em São João Damasceno objeta aos Russos -Ortodoxos:1)que com relação aos príncipios sobre os quais se baseiam para combater o primado são tirados de São João Damasceno;2)que este reconhecia indiretamente o primado(zeitsch.Fur Kanth.theologie,1919,pp.78-111)o mesmo autor declara que Cirilo atesta sem dúvia o primado.Para São João Crisóstomo veja se Jugie,êchos d`oriente,PP.5,Pp.193ss..Devemos também recordar aqui a autoridade dos Pontífices Romanos sôbre os Concílios reunidos pela Igreja do Oriente.À medida que a igreja oriental se ia emancipando do primado religioso dos Papas,caiam sobre o primado político dos Imperadores do Oriente,os quais segundo a antiga concepção pagã,exercitava o alto domínio sôbre a religião,como sobre a nação.Pense em constantino,em Constâncio( o que eu quero deve ser o cânon),em Teodòsio,sobretudo em Justiniano,chamado de teólogo apaixonado no trono e e em tudo o que se entende por bizantinismo,que até hoje nós podemos ver os reflexos nos paramentos e corôas usadas pelos Bispos Ortodoxos,herança da influência do Impéio bizantino na Igreja.Logo estaremos abordando sôbre a natureza e a extensão do primado e o poder pastoral dos Bispos.Um Feliz 2011.Bispo Makarios,um servo.
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