Profissão de Fé do Blog.
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"Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro."
Amém.
sábado, 5 de março de 2011
Tu és Petrum et super hanc petram aedificabo ecclesiam meam
Sua Santidade o Beatíssimo Padre Alejandro IX possui como sucessor de São Pedro,na qualidade de chefe supremo da igreja,o supremo magistério infalivel.-O Concílio Vaticano declarou:Definimus Romanum Pontificem cum ex cathedra loquitur,id est cum omniium christianorum pastoris et doctoris munere fungens pro suprema sua apostolica auctoritate,doctrinam de fide vel de moribus ab universa Ecclesia tenendam definit,per assistentiam divinam ipsi in beato Petro promissam ea infallibilitate divinam pollere,qua divinus Redemptor Ecclesiam sua in definienda doctrina de fide vel moribus instructam esse volui;ideoque ejusdem Romani Pontificis definitiones ex sese non autem ex consensu Ecclesiam,irreformabiles esse.(s.4,c.4,Denz.1839)A formula Ex Cathedra tirada da teologia recente(Melquior Cano)foi dogmatizada pelo Concílio Vaticano(Dct.de théo.cath.t.V,coll.1731-1734);mas a expressão Cathedra Petri ja se encontra na antiga patrística.Para comprendermos a definição,devemos examinar antes de tudo as condições:1)O Papa deve agir como mestre de tôda a cristandade,dirigindo se a toda a igreja;2)o objeto dêste ensinamento é a doutrina rtevelada concernente à fé e aos costumes;-3)deve ter a vontade de dar uma decisão dogmática e não uma simples advertência ou sòmente uma instrução geral;4)a razão da sua infalibilidade reside na assistência particular do Espírito Santo,que preserva de todo êrro,e não na inspiração ou revelação da parte de deus;tanto menos reside na sua capacidade e nos lumes naturais,como afirmam os adversários,interpretando abusivamente o ex sese;5)as decisões do Pontífice são irreformáveis em si mesmas,e não pela adesão do episcopado( contra os Galicanos).Quando não se realizam contemporâneamente tôdas essas condições,o assentimento que se dá às decisões pontifícias,não é,pròpriamente falando,um assentimento de fé,mas um assentimento disciplinar.Prova:Jesus faz de Pedro o fundamento da sua Igreja e promete-lhe ao mesmo tempo que não poderá ser destruida pelas forças do inferno(Mateus16,18)Mas,por isso mesmo é garantida também a permanência imperecivel do fundamento,isto é, a impossibilidade,da parte de Pedro,de errar na fé;de fato,o êrro religioso vem do diabo,o pai da mentira(João,8:44).Um êrro do pastor torna se ia matéria religiosa,um êrro de todo o rebanho:Simon,Simon,ecce Satanas expetivit vos ut cribaret sicut triticum;ego autem rogavi pro te,ut no deficiat tua et tu aliquando conversus confirma frates tuos( lucas22:31ss).A oração de Cristo pelo seu Vigário não podia deixar de ser ouvida.Ora,Cristo reza pela integridade de sua fé,e nela,Pedro Permanece inexpugnável.êle cai por falta de amor,não por incredulidade.Daqui a tríplice comovente pergunta,que lhe dirigirá mais tarde o mestre:amas-me?ao invés: cres em mim?A estabilidade do apóstolo Pedro na fé,é um carisma para tôda a Igreja:Êle deve confirmar os seus irmãos.Destes tres clássicos textos surge evidentíssima a infalibilidade pessoal de Pedro.O texto mais formalé o de lucas 22:31 seguinte;também o Cocílio Vaticano a êle se refere de modo particular.Os outros dois textos contêm a mesma verdade,mas porém ,como uma consequência imediata.Pedro é o fundamento da Igreja.Ora, dado que a Igreja deve ser firme e estável na sua fé até o fim do mundo,é preciso que seja antes de tudo firme e estavel no seu fundamento,isto é,PedroRecebeu as chaves de abrir e fechar:se êsse poder se refere a tudo o que concerne ao Reino de Deus,certamente estende se às decisões doutrinais;na hipótase de que o ensinamentode Pedro fosse errôneo,Deus deveria ratificar no céu,os erros objetivos ensinados sôbre a terra.Se Cristo tivesse meios eficazes para preservar sua Igreja das deficiências (não pessoais) não teria podido,como fez,indentificar se com ela.O mesmo se deve dizer para o texto de João 21:15-17.Também aqui é a indedificação do Senhor com seu Vigário,sobre a terra.O Senhor dá-lhe oficialmente o direito de apascentar todo rebanho,em seu nome conferindo -lhe assim a maia alta auta autoridade que pode ser dada a um homem.Ora,êste homem de per si,está sujeito a erros;além disso,até o fim do mundo deverá haver uma série de sucessores;resulta daí a possibilidade e também a probalidade de que,em tais condições,um desses pastôres leveo rebanho ao êrro.Cristo deveria prever isso e ter a intençao,conferindo esta autoridade,de assegurar a assistência do alto para preservar de tôda possibilidade de direção errônea e falsa,que constituiria para o rebanho um real perigo de dispersão.Essa garantia não podia existir sem que fôsse concedida ao seu Vigário,a infalibilidade nos atos essenciais do seu ministério.Ora,estês atos essenciais são,segundo Mateus 28,19-20 a pregação da fé e a vigilância sobre a observânciados mandamentos e sobre os costumes(res fidei et morum).Com a convocação do chamado Concílio Vaticano II,houve uma quebra não da Igreja Católica de sempre com a tradição, mas dos Papas pós Pio XII e cairam formalmente na heresia e no cisma e deixaram de ser sucessores de Pedro,isso é possivel quando um intruso como o Papa Roncali,Maçôn e o Papa Montini também cairam no mesmo pecado e trairam a fé da Igreja Católica, renegando todos os Concílios e renegando o próprio Senhor da Igreja.Deus na sua divina providência não deixou sua Igreja acéfala,mas deu a ela sucessores que continuam no mesmo caminho de sempre,pregando as mesmas verdades que sempre em toda parte foram pregadas,e mais restabelendo o verdadeiro sacrificio da santa missa que com o novo Ordo de Montini foi alterado para invalidar e destruir a Igreja de Cristo;êsse foi o pior ataque que a Igreja esta sofrendo,ném Lutero fez tanto mal a Igreja,e até mesmo a heresia ariana não fez tamanha desgraça como fez o tal Vaticano II.Mas a Igreja Católica Romana hoje no Exilio tem na pessôa de Sua Santidade Alejandro IX,o verdadeiro sucessor de Pedro e mais temos a garantia do Senhor da Igreja que as portas do inferno não prevalecerão,quer queira ou não,nós somos a Igreja de sempre e jamais nos calaremos mesmo diante do mártirio ou das fogueiras deixaremos de proclamar nossa fé na Igreja Una,santa,Católica,Apostólica e Romana de Leão XIII,Pio IX,Pio XII e AlejandroIX e de todos os Papas até São Pedro.Nos próximos dias vamos continuar estudando os Padres da Igreja sobre a doutrina da infalibildade Papal.Arcebispo makarios,pela graça de Deus Catholicós de todos os Malankares Católicos no Exilio em paz e comunhão com Sua Santidade Alejandro IX.
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