Yared became bitter about his failure as a student and decided to go elsewhere and start life anew. He therefore fled from the school and while journeying to his uncle's birth place, Medebai welel, he was caught by a heavy shower and was obliged to take cover under a tree near a spring called Maikerah, some four kilometers outside the city of Aksum.
While sheltering under the trees, pondering and feeling remorse about his failure, he witnessed an event that was to change his whole life. His attention was caught by a caterpillar struggling time and again despite repeated failures, to climb up the trunk of tree to eat of its leaves. Six times the caterpillar failed but on the seventh trial it struggled with all its might and was able to reach its destination. Watching the perseverance of the caterpillar, Yared wept, comparing his weakness with the strength of the grub. After seeing the stamina of the tiny creature, he decided to return and take up his studies again. He reasoned that man was a creature superior to a caterpillar and as the caterpillar had, with repeated effort, reached its goal and eaten of the leaves of the tree so he too should bear the consequences such as whipping, study diligently and succeed. Having decided this, he returned to his spiritual teacher, Abba Gedeon and begged to be forgiven and to be taken back to continue his studies. Abba Gedeon relented and began teaching him the Psalms. Besides continuing his studies, Yared went to the church of St. Mary of Sion every day and prayed to God saying: "Oh ! merciful lord give me wisdom! " God heard the child's prayer and endowed him with insight and intelligence. His sudden brightness filled his teacher with wonder. Thus he was able, through diligence and hard work, to complete the study of the Old and New Testaments within a short time. Since Yared was now a highly gifted student, he finished his studies with astounding results and thereafter became a deacon. From his teacher Abba Gedeon he had learnt Hebrew and Greek and was fluent in both these languages. In his understanding of the Holy Scriptures and knowledge of foreign languages he became the equal of his teacher. Upon the death of his uncle-cum-teacher, even though he was only fourteen years old, Yared took over the chair and profession of his tutor and began giving lessons.
No Livro de maio II Sinksar (Lives of the Saints) está relacionada com a história completa de como Yared criou o canto e sistema de notação inspirada e guiada pelo Espírito Santo.Nessa época não havia um conjunto de regras para o canto litúrgico. Neste mesmo livro está escrito que quando Deus Todo-Poderoso quis estabelecer cantos sagrados, como ele estava desejoso de ser elogiado sobre a terra, três anjos foram enviados do Paraíso, na forma de três pássaros para ensinar canções celestiais Yared na sua própria língua. As aves circulando no ar na frente de Yared cantou para ele doces e cativante novas músicas, enquanto Yared estava ali ouvindo, hipnotizada pelo som doce. As aves começaram a louvá-lo em sua língua (Nossa), dizendo: "Oh! Famoso, honrado (Yared) e cheia de graça, louvado seja o ventre que te trouxe, louvado seja os seios os seios que" sugado.Eles, então, levou-o para fora de Jerusalém celeste, onde vinte e quatro anjos celestes estavam cantando. St. Yared em pé diante do trono da areia Trinity as canções secretas concebeu em seu coração e lhe revelado pelo Espírito Santo.
Quando ele foi trazido de volta para Aksum, Yared foi para o sumo sacerdote da igreja de Aksum às nove da manhã e pé na frente da Arca Sagrada de Sion levantou ambas as mãos e cantaram: "Louvado seja o Pai, louvado seja o Filho e louvado seja o Espírito Santo. Ele criou primeiro Sion e do céu e revelou a Moisés a Lei do Antigo Testamento ".Ele chamou isso de música. "Ariam", que significa supremo céu, morada de Deus.
Enquanto Yared estava no céu tinha ouvido os anjos louvando a Deus com instrumentos musicais, como o Inzira (a grande flauta), o masinquo (um violino de uma corda), o tsenatsil (um tipo de sistro), o kebero (um grande tambor ), eo begena (grande harpa).Assim, ele tinha esses instrumentos feitos e os usou para acompanhar os seus hinos. St. Yared se testemunhou que ele tinha realmente ouvido seus hinos dos anjos do céu, dizendo: "Louvado seja Deus, Santo, Santo, Santo Deus, Vossa Senhoria santificado Governador do céu e da terra Quão maravilhosa é a música que eu ouvi do!. anjos no céu! "Agora Yared começou a trabalhar e compôs um grande número de cânticos para a liturgia e os hinos da igreja. Ele também inventou um sistema de signos e símbolos musicais, e introduziu o mequamia (orando stick) para dar apoio durante os longos serviços de sua dança sagrada.
O imperador que governou a Etiópia durante este tempo foi Gebre Meskel (525-539 dC), o filho do famoso imperador Kaleb. O fato de que durante o seu reinado Etiópia produziu seu maior músico e poeta, São Yared, que como o criador do Zema (música) e poesia, superou tudo, o prazer do Imperador, tanto que ele se contentou em conduzir as questões de Estado e deixar Yared os assuntos da Igreja. Juntos, eles instituiu a celebração do Hosana (Domingo de Ramos), na cidade de Aksum. Esse costume que eles estabeleceram ainda é praticada em igrejas por toda a Etiópia.
St. Yared foi o autor de muitas canções religiosas e hinos dedicados a ocasiões específicas das estações e dos meses e os dias e as festas dos santos e da Santíssima Trindade. Ele dividiu seus hinos em quatro partes, cada uma com a sua própria melodia.Essas músicas foram para as quatro estações do ano: inverno, verão, primavera e outono.Ele nomeou o grande livro que inclui esses hinos da igreja, Deggua. Deggua significa em Tigrigna, De'guaa que por sua vez significa lamentações, cânticos de luto ou de maior compreensão. A grande Degua também é chamado de "Mahlete Yared", que significa tesouro de hinos ou canções de Yared. Ele preparou o Deggua nos três modos de cânticos usados na igreja e conhecidos, respectivamente, como Nossa, Ezel e Ararai.Nossa significa o canto simples para dias normais; Ezel significa uma batida mais comedida para funerais; Ararai significa um estado de espírito livre mais leve para grandes festivais.Os três modos: Nossa, Ezel e ararai supostamente representam o Pai, o Filho eo Espírito Santo, respectivamente.
Yared, depois de ter escrito as Deguas em pergaminho, criado dez tons com notação. Sua inovação foi séculos antes de os europeus criaram o presente notação musical com suas sete letras do alfabeto. Como mencionado acima, depois de compor seus cantos nos três modos, criou os seguintes dez notas:
- Yizet
- Deret
- Reqreq
- Difat
- Chiret
- Quinet
- Hidet
- Qurt
- Dir.
- Anbir
Estes têm e ordem de arranjo e, juntos, são chamados de "Seraye". O nome "Seraye" significa que são seus guias hymnary, suas veias e bases. Notação de Yared compreende traços, curvas e pontos que têm significados particulares.
Tseome Dugua que faz parte do Degua está escrito sobre o jejum. Por isso, é cantada apenas durante a Quaresma. Daí o seu nome Tsome Dugua (Canções para a Quaresma)
Me'eraf é cantado no sábado vigílias de oração, louvando ao Senhor, ou quando os hinos são executadas.
Zimare é cantado depois da comunhão em honra da Sagrada Comunhão.
Mewasit é para serviços funerários, requiems e para a véspera da Páscoa.
Quidase é realizado durante a comunhão.
todos estes são cantados nos três modos de Nossa, Ezel e Ararai e não das composições de St. Yared afasta esses três modos. Para preparar o livro acima mencionado (que é o Deguaa, Tsome Deguaa, Meraf, Zamare e Mewasit) juntos. St. Yared trabalhou por nove anos.
Muitas autoridades consideram Yared não só o pai dos hinos, mas também o primeiro a introduzir a poesia, os sinais de Degua e os primeiros a escrever as notas musicais e usar instrumentos musicais para acompanhar seus hinos.
Dr. Sergew Hable Selassie em seu livro, Antiga e Medieval História da Etiópia até 1270, escrevendo sobre as obras de notas Yared, "Embora ele (o Deguaa) foi apresentado na forma geral da poesia, há passagens relativas a teologia, bem como a filosofia, a história ea ética ".
Composições de Yared dar testemunho do seu ser um compositor de música, um escritor e um poeta da maior talento.
Todos os hinos compostos por Yared continuar a ser cantada nas igrejas de todo Etiópia por sacerdotes e coros de debteras. Esses hinos são acompanhados por vários instrumentos musicais criados por Yared dando o desempenho mais plenitude. O canto cantores no coro em harmonia com a melodia, movendo-se lentamente a sua oração fura frente e para trás ou para cima e para baixo em um movimento orquestrado conhecido como tirkeza. A batida dos tambores eo chocalho do sistra também juntar-se para fazer a música mais melodiosa.
Como Edward Ullendorff afirma em seu livro Os etíopes: "Todo o espetáculo, a execução do Tabot (Arca da Aliança), em solene procissão, acompanhado por canto dançando, batendo de equipes ou varas de oração, chocalho de sistra eo som de tambores , fez com que todos os que testemunharam a sentir transportado ".
Antes da época de inovação da Yared, a igreja não usou a poesia ea música e os sacerdotes não estavam acostumados a executar cânticos espirituais. Eles oraram em voz baixa, murmurando e repetindo as frases. Portanto, quando Yared primeiro derramou suas melodias doces, o imperador, a rainha, os cortesãos, e as pessoas se apressaram para onde ele estava e, extasiado com sua voz, ficou ali ouvindo o dia inteiro.
Nove Santos que fugiram da perseguição religiosa no Império Byzntine e que tinha vindo para a Etiópia no século 5 mantinha boas relações espirituais com São Yared e ocasionalmente os visitou em suas igrejas individuais que foram construídos por eles, os imperadores Aksumite. Foi São Yared que ensinou esses santos hinos e os hinos que ele ensinou-los podem ser encontrados no Deguaa. Uma das igrejas consagradas por Yared é Debre Damo fundada por Abune Aregawi, um dos Nove Santos. Quando santo Yared viu esta igreja que foi esmagada pela sua magnificência e cantavam hinos doce e cativante e ficou lá ensinando hinos para muitos dias com Abune Aregawe antes de retornar para Aksum.
São Yared, além de compor muitas canções espirituais e hinos de sua autoria, também inventou um tipo especial de notação musical para a orientação de cantores e dançarinos.
Yared foi abençoado com uma voz doce e quem o ouviu cantar, mas não podia deixar de ser cativado. Um dia, enquanto Yared estava realizando seus cânticos espirituais na igreja de Aksum Sion, o imperador encantado com as músicas deixou seu lugar e veio para Yared. Estando lá e olhando nos olhos de Yared, o Imperador se inclinou sobre a sua lança, que tinha uma ponta afiada e, assim, sem querer, perfurou o pé de Yared. Yared, também, estava tão empolgado por seu próprio canto que ele não estava ciente da dor e foi só quando ele chegou ao fim da sua canção que o rei tirou a lança eo sangue jorrou do pé de Yared. Quando o Imperador viu o que tinha acontecido, ele estava profundamente chocado e pediu Yared exigir dele qualquer compensação que ele queria mesmo que fosse metade dele qualquer compensação que ele queria mesmo que fosse a metade de seu império. O sábio respondeu: "Promessa de me conceder o que eu desejo" eo imperador jurou em nome de Deus para fazê-lo.
Yared, em seguida, disse: "deixe-me retirar do meu trabalho no tribunal e de viver entre as pessoas para que eu possa dedicar o resto da minha vida ao ensino, à meditação e à oração." Quando o imperador ouviu isso, ele chorou e lamentou, dizendo: "Você encheu meu coração de alegria, transformando a igreja em um simulacro da sede de Deus e os sacerdotes à semelhança dos anjos de Deus, mas agora você tem dor forjado em cima de mim. " "No entanto, o desejo de Yared foi cumprida e, como Yared deixou a corte ea cidade de Aksume triste por causa de sua partida.
Este grande professor, além de compor hinos, passou de um lugar para outro transmitindo seus conhecimentos para os não iniciados. Um desses lugares que tive a sorte de receber o seu ensinamento era a Igreja de St. Qirqos na ilha do Lago Tana. Durante a sua estada de dois anos nesta igreja, St. Yared tinta escrevendo misturadas em uma bacia de pedra e escreveu seu Deguaa. O deguaa escrito por sua própria mão, a taça em que ele disse ter tinta mista, o sistro e oração vara são preservados até hoje nesta igreja. A tradição diz que essa igreja foi construída pelo imperador Gebare Meskel, Abune Aregawe e St. Yared, quando chegaram para visitar o Lago Tana ea ilha.
St. Yared também permaneceu na igreja de St. Mary, que Abune Aregawi construir sobre Zur montanha Amba em Gayint Distrito. Esta igreja foi construída por ordem do imperador Gebre Meskel. Aqui St. Yared ensinou o cântico Mewasit, por cerca de três anos. Este lugar é conhecido até hoje como um centro de hinos e Mewasit aprendizagem e as debteras tem que passar por treinamento longo e árduo para se qualificar para esse post.
A partir daqui St. Yared foi Tselemt sub-distrito nas condições de congelamento e gelada das montanhas Semien para meditar e para ensinar as pessoas que vieram de perto e de longe. Ele também foi de um lugar para o ensino em Wegera e Agew, vivendo uma vida de jejum e oração, servindo e louvando a Deus com seus hinos.
Seus discípulos ensinou os hinos e do sistema educativo de Yared nos mosteiros e igrejas e até hoje as obras de St. Yared continuam a ser a pedra angular da cultura eclesiástica etíope. Em reconhecimento ao seu trabalho religioso e espiritual, ele foi canonizado como o maior santo da Igreja etíope.
St. Yared não era só um compositor de hinos, mas também o criador de um novo sistema de educação, revelando as suas descobertas para as pessoas em Nossa que eles poderiam facilmente compreender, portanto, ele é o pai da educação etíope e muito tem contribuído para a cultura etíope . Como pode ser visto hoje aço, música eclesiástica e poesia compõem uma parte importante da educação etíope tradicional e as bases destes foram estabelecidas pelo Yared. O estágio primário, primeiro nebab aposta (simples leitura), a segunda compreendendo Zeima Bet (escola de música ou hinos), o terceiro Quine Bet (poesia), o quarto Mesahft Bet (Estudo da interpretação das Escrituras) ainda é dada em no currículo das escolas da Igreja. A Igreja era a principal fonte de inspiração cultural e ética ao longo dos anos de isolamento da Etiópia e as gerações que se seguiram.
Na celebração do dia da coroação do imperador Gebre Meskel, cantando pela primeira vez a música chamada "Teketsel Tsigie Gebre Meskel Hatsegue," St. Yared colocou uma coroa de flores em cima da coroa do Imperador. Este episódio é encontrado, escrito no Duguaa. Desses instrumentos musicais tradicionalmente utilizados na execução de canções religiosas, seguindo a composição definida por São Yared, o Masinquo, Kebero e Inbilta são jogados acompanhando canções seculares. Thust, St. Yared, com a sua vez versátil e criativo da mente, contribuiu muito para o nascimento e desenvolvimento da música secular. O trabalho de St. Yared deu Etiópia o dom da música a partir do século 6. No entanto, por causa de centenas de anos de isolamento do mundo exterior da Etiópia, por aclamação, não foi dado a São Yared como um grande contribuinte para o sistema da música moderna e poesia como dado para aqueles que, como Hayden Bach e Mozart que surgiram ao longo mil anos depois dele na Europa. No entanto, em seu próprio país, ele é reconhecido como um gênio musical e o santo padroeiro de muitas igrejas em Addis Abeba, Mekelle, RasDashen, etc A escola de música em Addis Ababa foi nomeado após St. Yared e uma escola religiosa na cidade de Aksum também leva seu nome.
St. Yared morreu com a idade de 66 a 20 de maio de 571 dC em uma caverna abaixo da montanha Semien onde ele estava acostumado a ensinar.
A história de São Yared é encontrado no livro escrito sobre sua vida chamado Dirsane Gedl Ze Quidus Yared (História da luta de St. Yared), em muitos livros religiosos e no Kibre Negest (Glória dos Reis). Todos estes livros elogiar a excelente qualidade dos gritos de St. Yared. Não há praticamente qualquer outra pessoa sobre a qual muito se tem escrito na Etiópia como St. Yared.
Um sábio cativado pela música de Yared, escreveu:
"O, Yared, Sacerdote do altar em alta nos lugares celestiais;
Para onde a mão da glória do Pai de todos tem te levou '
Conduza-me tu também contigo que podemos cantar juntos "
Outro escritor presta homenagem dizendo: ". Ele (Yared) composto canta como a de que pode ser encontrada nem entre os gregos, romanos, egípcios e sírios nem no leste ou oeste"
'Não foi até agora descoberto um novo modo de música, que pode ser adicionado com os três modos de S. YARED. "Diz outro.
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