Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Sucessão apostólica da igreja católica nacional polonesa.


Arcebispos primazes dos Véteros-Católicos no Brasil: 1) Dom Teófilo Barnick; 2) Dom Jam Piotr Perkowiski; 3) Dom Lírio do Prado Fontes; 4) Dom Helio Del Bivar; 5) Dom Heitor Figueira de Carvalho; 6) Dom Paolo Reale; 7) Dom Wanderley Gonçalves de Almeida (ord.1976 por Arcebispo James F. A . Lashley); 8) Dom Rafael Linueza Peres (ord.1977 por Bispo Wanderley Gonçalves de Almeida); 9) Dom Paulo Pereira,que sagrou a Dom Makarios em 27 de janeirode 1999,na catedral de São Judas Tadeu,em Campo Grande-MS.

Origens:
Dom Francisco Hodur, terminou Faculdade Teológica da Universidade de Jagello em Cracovia. Depois de receber as ordens menores emigrou para os Estados Unidos, onde foi ordenado sacerdote pelo Bispo Católico Romano Dom O’Hara.


Como Padre Católico Romano trabalhou por pouco tempo, devido ao rompimento com o Bispo local.


Não conseguindo um acordo entre de seus seguidores com o Vaticano, fundou uma Igreja Nacional Católica Polonesa, com sede em Scranton (Pensilvânia).


No ano 1907, Pe. Francisco Hodur foi Sagrado Bispo pelo Arcebispo de Ultrecht Gerardus Gul (1892-1920).


Depois que a Polônia consegue a Independência em 1918, os missionários da Igreja Nacional Católica Polonesa chegaram da América para sua Velha Pátria Polônia.


Como superior da Igreja Nacional foi indicado pelo Bispo Hodur, Pe. Wladyslaw Faron, a quem em 1930 nos USA foi Sagrado Bispo.


No final de abril de 1934 consagrou dois Bispos Auxiliares – Jan Perkowski e Adama Jurgielewicz.


Dom Jan ao chegar ao Brasil uniu-se ao Padre Teófilo que sentindo a necessidade de um governo supremo, passa os documentos e a Primazia da Igreja no Brasil para Padre Teófio em 1936, na cidade de Curitiba.


 Dom Jan Perkowski, mudou-se para o Estado de São Paulo em 1951, e instalou e transferiu a Sede Arquiepiscopal da Igreja para São Paulo.


D. Jan confere ordens menores até o Episcopado ao Dr. Mons. Lírio Prado Fontes; bem como ordena Diácono o Conde Helio Del Bivar, em 1962.


Dom Jan, adormece no Cristo em 22 de julho de 1963, com 62 anos de idade.


Em 15 de Agosto de 1963 Dom Lírio Prado Fontes assume o Governo Supremo. Posteriormente O Diácono Helio Del Bivar é Ordenado Padre e sagrado Bispo pelas Mãos do Dom Lírio Prado Fontes no ano de 1965.


Em 1966 Dom Lírio Prado Fontes renuncia o Governo Supremo da Igreja em favor de Dom Hélio Del Bivar para ser Missionário.


Em 30 de Outubro de 1966 Dom Hélio Del Bivar, revoga todas as atas e Estatutos da Cidade de Curitiba em favor da transferência para São Paulo, re-formulando o registro e Estatuto em 13 de Outubro de 1966.


Dom Hélio Del Bivar, mantendo a tradição da Sucessão Sagra Pe. Rafael Linueza Peres Bispo em 1977, e Sagra Pe. Paolo Reale Bispo em 1978.


Por Problemas de saúde Dom Hélio entrega o Governo da Igreja para Dom Paolo Reale e Dom Rafael Linueza Peres é eleito Vigário Geral da Igreja.


Aos 28 dias do mês de Maio de 1988 D. Hélio adormece no Cristo com 81 anos de idade.


Aos 28 dias do mês de Julho de 1988 Dom Rafael é eleito Arcebispo da Igreja Vétero Católica.


Dom Rafael Sagra monsenhor José Carlos Teodoro Bispo no ano de 1987 e assume como Vigário Geral. Para o crescimento da Igreja Dom José Carlos Teodoro é Nomeado bispo para a Bahia.


Com o falecimento de Dom Rafael Linueza Peres, assume Dom Paulo Pereira(Falecido)que sagrou(sob condição) a Mar Makarios em 27 de Janeiro de 1999,na catedral de São Judas Tadeu,em Campo Grande-MS,segundo o Pontificale Romanum-Rito de São Pio V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos coméntarios onfensivos a pessâs em particular.Use da moderação.O bom senso cabe em todo lugar.Você pode discordar de nossas opiniãoes e é um direito seu,mas atacar pessôas,mencionando nomes é covardia.