Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal com Jesus e o natal do Paganismo.

Estamos celebrando a festa máxima da Cristandade e o marco histórico do Logos Eterno que se fez homem.Deus Filho verdadeiramente se fez homem,assumindo a natureza humana.Esse é o fundamento do Natal cristão.O natal do presépio de São Francisco de Assis que se antagoniza com com o Natal da árvore pagã do antigo culto celta e druídico da Deusa adorada pelos seguidores da antiga religião.Na III parte da suma teológica,Santo Tomás de Aquino fundamenta a legitimidade da noção de instrumentalidade do Verbo de Deus:Com efeito,não existe outra razão para o fato de que a humanidade de Cristo seja instrumento da Divindade,a não ser a união hipostática mesma.A instrumentalidade de uma Natureza se relaciona com a pessôa:a Natureza humana unida à pessôa do divina se torna instrumento dessa mesma pessôa a que está unida.Segundo a teologia dos Padres Alexandrinos,a humanidade de Cristo é deificada.Santo Tomás não dará muito importância à expressão Deificação.Haveria no etanto,engano ao se pensar que o conteudo visado por esse termo seria estranho à sua teologia.Com efeito, Santo tomás reconhece na humanidade de Jesus a plenitude da graça,isto é,a edificação mais elevada,é porque ela é a humanidade do verbo:a plenitude da graça é a transcrição ao nível da humanidade de Jesus,da divindade de sua pessôa.Trata se aqui realmente da deificação.Entretanto,é em sua teologia a atividade humana,que a influência alexandrina parece ter marcado mais intensamente a síntese tomista.Santo Tomás se apropia da doutrina Atanasiana e Ciriliana sobre a instrumentalidade da humanidade do Cristo.Conhece essa doutrina através de São João Damasceno.A teologia de São João Damasceno vai influenciar a Teologia dos Santos ìcones no Sétimo Concílio Ecumênico,porque se Deus toma forma humana ,ele também pode ser representado através dos Santos Ícones.O Natal é esta celebração :a encarnação do verbo , e não tem sentido algum na Igreja de Cristo a figura de Papaí Noel e a tal árvore de Natal.Hoje percebemos uma tendencia da mídia em ofuscar o nascimento de Cristo,com figuras que nada tem a ver com o Cristianismo.O comércio fica enfurecido e todos querem comprar presentes e todos são lembrados,menos Jesus.Muitos se lembram da ceia e dos comes e bebes mas não participam de uma missa,não se confessam,não comungam e vivem suas vidas como se Deus não existise.Dizem crer em Deus mas na prática Deus não tem importância na vida delas.Vamos buscar a cada dia resgastar o Natal de jesus e deixar de lado o Natal da árvore da deusa.O Mistério da encarnação do verbo tem seu ápice no nascimento.Uma história que se iniciou no dia 25 de março com a anunciação e com o sim de Maria termina com seu Nascimento.Vamos comemorar o nascimento de Jesus:verdadeiro Deus e Verdadeiro homem,que vem até nós para nos redimir de todo o pecado e levar nos a comunhão com a vida da graça.Deus Conosco.Bispo Makarios,um servo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos coméntarios onfensivos a pessâs em particular.Use da moderação.O bom senso cabe em todo lugar.Você pode discordar de nossas opiniãoes e é um direito seu,mas atacar pessôas,mencionando nomes é covardia.