Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O 07 de abril e a desgraça do bullying.



Muito se tem falado nestes dias sobre a prática nefasta do bullying e depois do fatídico dia 07 de abril,onde um louco assassino matou a sangue frio 12 crianças inocentes no realengo,Estado do Rio de Janeiro.Lembro me da novela "caminho das Índias"que retratou com muita vivacidade um caso de esquizofrenia e o personagem Dr.Castanho explicou em párabolas o que acontece com essas pessôas quando disse:tem pessôas que são como um castelo,passa por ela grandes tempestades e nada acontece,outras são como casas frageis,passa por elas um pequeno vendaval e tudo desmorona.É o caso do bullying,que são vítimas muitas vezes crianças indefesas e pobres,que passam por grandes humilhações que as marcam para a vida toda.O assassino da escola do realengo vinha de uma família fragmentada,se é que podemos chamar isso de família,sem suporte na infância,com histórico de doença mental na família,segundo me pareceu noticiar,passou uma infância dificil e foi para a escola onde sofreu tambem as humilhações de outros adolescentes e isso tudo o levou ao isolamento e fragmentou sua personalidade de tal forma que chegou no limite e buscou vingar se em crianças indefesas e que não tinha nada a ver com a sua história.Graças a Deus a policia conteve um cruel assassino que se não fosse detido,não sei o que iria acontecer ainda mais.Mas o assunto aqui é o bullying e ja foi debatido em varios programas de televisão e inclusive no Jô Soares que peca pela falta de profundidade de suas questões abordadas.É um programa sério,mas passeiam por cima de questões e quando se vai falar com profundidade,ouve se vamos chamar nossa vinheta,e ,interrompe se e tudo acaba na estaca zero.Êsse assunto é sério e quando eu era estudante e vi muitos casos de bullying e sempre achei aquilo pernicioso e violento.Nunca sabemos com quem estamos lidando,e algumas vezes podemos fragmentar e destruir uma vida com uma simples palavra.Eu sofri bullying dentro da escola por ser pobre e religioso,mas nunca levei a sério,até porque sempre tive valores religiosos muito fortes e ao mesmo tempo era um leitor assíduo da vida dos grandes santos e meu santo particular era Santo Inácio de Loyola que também sofreu bullying quando voltou aos bancos da escola.Mudei de escola e tudo terminou;não guardei magôas e muito menos ódio daqueles meninos,mas ficou marcas que me ajudaram muito a ser melhor e mais dedicado aos estudos.Talvez tambem a forte influência calvinista que exerceu sobre mim na infância joão Calvino,eu era um leitor reverente das Institutas,ja que minha era e é calvinista ferrenha;eu me tornei católico ajudado por minha Avó materna e porque estudei a religião católica e me convenci que esta era a igreja verdadeira.Na Igreja Católica,enfrentei novamente o bullying;lá a coisa foi mais ameaçadora e mesmo sendo um seminarista eu sentia a perseguição por ser fiel a doutrina da igreja e questionar certas práticas religiosas que o sacerdote propunha:uma adesão forte a teologia da libertação.Mas eu era um seminarista dos oblatos de São José e isso me ajudou;me inspirei na vida silenciosa de São José para vencer meus opressores.Mas tarde deixei a igreja de uma vez.Mudei de igreja montiniana e lá vem o bullying de novo.O sacerdote da igreja Montiniana teve coragem de fazer uma procissão para me desacreditar e ainda enfrentei a ira de duas religiosas que tudo fizeram para me jogar na lama somente porque eu não pertecia a igreja deles,mas o que eles não sabem que meus ascendentes sofreram e foram perseguidos por professarem o judaismo e que nada e nenhuma perseguição é capaz de nos dobrar e nestes momentos lembramos das palavras de Zarés,espôsa de Amâ.Mas nunca deixei me abater,mas pergunto e se fosse outra pessôa,um doente,esquizofrênico,o que poderia acontecer?Já me deparei com pessôas arrasadas por terem sofridos bullying e as vejo com muita compaixão,a mesma compaixão que demonstrei por aqueles que tentaram me humilhar.Hoje vejo esse assunto falando,debatido e agora vi um Senador propor até um plesbicito para acabar com as armas;pelo que eu entendi aquele plesbicito passado o povo foi enganado.Agora é pra valer.Mais o assunto não é somente tirar as armas do povo,é preciso uma educação de verdade e retomada de valores que a escola perdeu em nome de tantas novidades.Honestidade,retidão de cárater,respeito e compaixão parecem terem desaparecidos das escolas.Hoje vivemos uma cultura permissiva onde se pode tudo e ainda mais se você tiver dinheiro.Precisamos salvar nossas escolas e para isso tudo acontecer precisamos de uma reforma politica séria e eficaz;de uma reforma do código penal,onde práticas como o bullying seja tratados como crimes contra a dignidade da pessôa humana.Não adianta ir no Jô Soares e em outros programas debater e de forma superficial,sem uma politica publica de combate a todas as formas de discriminação.As pessôas como cidadâs precisam da proteção do Estado,afinal pagam impostos para quê?Assistimos varias formas de bullying,uns silenciosos nas portas dos hospitais públicos,onde pessôas são jogadas como uma espécie mais fraca,porque não tem dinheiro.Vemos essa prática nefasta nas escolas,e,perguntamos onde estãos os País destas crianças que não ensinaram regras de bôa conduta e de respeito a seus filhos?Serão aqueles que dão aos filhos o último jogo de game,mas não conversa e não interage com seus filhos?Precisamos mudar e muito as estruturas da educação nesse País de meu Deus.Acho que chegou a hora de criar um debate com profundidade e emplementarmos uma politica de resgate de valores que foram esquecidos e deixado de lado tudo em nome de estudar muito para depois pegar o diploma e ganhar dinheiro como se a vida se resumisse só neste besteirol.Claro,precisamos ter uma vida digna,mas não podemos esquecer que somos uma grande família e todos somos responsaveis.Arcebispo makários,pela graça de Deus,Catholicós de todos os malankares católicos no exilio,em paz e comunhão com Sua Santidade Alejandro IX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos coméntarios onfensivos a pessâs em particular.Use da moderação.O bom senso cabe em todo lugar.Você pode discordar de nossas opiniãoes e é um direito seu,mas atacar pessôas,mencionando nomes é covardia.