Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sabia resposta.


SOBRE O ARTIGO PUBLICADO NO BLOG "O CETRO REAL", DE RESPONSABILIDADE DO SR. DIÁCONO MARCELO PAIVA, DA PARÓQUIA DE SANTA ZENAIDE-PM - BRASIL

SOBRE O ARTIGO PUBLICADO NO BLOG "O CETRO REAL", DE RESPONSABILIDADE DO SR. DIÁCONO MARCELO PAIVA, DA PARÓQUIA DE SANTA ZENAIDE-PM - BRASIL

A superficialidade com que o Sr. Diácono Marcelo Paiva, responsável pelo blog "O Cetro Real", trata a questão da canonicidade de uma Igreja Ortodoxa em seu artigo: "Como identificar uma Paróquia Ortodoxa no Brasil?" é chocante, e somente pode enganar aqueles que, como ele mesmo afirma, conhecem muito pouco sobre a Igreja Ortodoxa. Aproveitando-se desta "ignorância" generalizada a respeito das questões que envolvem a canonicidade ou não de uma Igreja, ele arrisca-se a formular seus próprios princípios de canonicidade, baseados no simples quesito de estar ou não em comunhão com as estruturas oficiais da Igreja.

Se o princípio proposto pelo ilustre Diácono da Paróquia de Santa Zenaide fosse válido, então ninguém da ROCOR - Igreja Ortodoxa Russa no Exterior, antes da união com o Patriarcado Soviético de Moscou em 2007, tinha a Graça Divina ou fazia parte da "Igreja Una e Indivisa", como ele afirma, porque a ROCOR, desde a sua fundação, jamais esteve em comunhão com o Patriarcado de Moscou, muito pelo contrário! Pela lógica do sábio Diácono, estariam fora do Corpo Místico de Cristo um São Philaret de Nova York e um São João de Shangai, por exemplo. No entanto, contrariando os princípios propostos pelo Sr. Diácono, as Igrejas Ortodoxas "Canônicas" que ele mesmo elenca, veneram estes homens que não estavam em comunhão com a Igreja do Patriarcado de Moscou, como Santos.

Caro Sr. Diácono Marcelo Paiva:

Aconselho-te a estudar História da Igreja, especialmente a da Santa Igreja Ortodoxa Russa, e a Tradição Canônica Ortodoxa antes de te aventurares a pronunciar juízos tão descabidos, para poupar os teus leitores de ensinamentos tão falaciosos.

Escreva em teu blog e esclareça teus leitores sobre a questão do "Sergianismo" e sobre a grande heresia do Ecumenismo, nos quais tanto a Igreja Soviética do Patriarcado de Moscou, quanto todas as outras "Igrejas Ortodoxas Oficiais" estão envolvidas. Relate a oposição e anáthemas pronunciados pela ROCOR em relação a estes pecados, e os ensinamentos de São Philaret a esse mesmo respeito. Informe que os Sagrados Cânones da Igreja excomungam e depõem todos aqueles que rezam com os heterodoxos, tanto pública quanto privadamente. Por acaso as Igrejas que você chama de as "únicas" Ortodoxas estão acima dos Sagrados Cânones?

Tenha a honestidade de não negar o óbvio! Os encontros ecumênicos ocorridos em todo o mundo estão aí para quem quiser ver! É escandaloso comprovar a presença de hierarcas da "Igrejas Ortodoxas" beijando a mão do Papa de Roma, o qual já foi anathematizado inúmeras vezes! Quero ver você ter a coragem de escrever contra a Igreja Romana como se atreve a fazer contra as Verdadeiras Igrejas Ortodoxas. Quero ver você ensinar que a Igreja Romana é herética e que não possui a Graça de DEUS! E se você admitir que é assim, explique o que os Hierarcas "Ortodoxos" vão fazer em Roma, e por que o Patriarca Ecumênico e outros Bispos "Ortodoxos" participam de liturgias com o Papa de Roma, já que você afirma que "quem não está na Comunhão Ortodoxa não possui nem Sacramentos válidos, nem Sacerdócio, nem a Graça Divina". Por acaso a Igreja Romana está incluída na "Comunhão Ortodoxa"? Se sim, explique-nos como ocorreu este milagre? Se não, por que o Patriarcado Ecumênico e as Igrejas membros do CMI afirmam que sim?

Saiba você, bem como todos os teus leitores, que o critério de Ortodoxia é uma Profissão de Fé íntegra, sem acréscimos ou diminuições, segundo o Sagrado Depósito da Fé contido nas Divinas Escrituras e na Sagrada Tradição Apostólica, o que exige um completo afastamento da heterodoxia e nenhuma comunhão com os hereges (o que as tuas "Igrejas" não têm). É uma perfeita observância dos Sagrados Cânones da Igreja, compendiados no "Leme", cânones estes que as "Igrejas Ortodoxas Oficiais" não cessam de violar pelas suas aproximações com o Catolicismo Romano, Judaísmo, Islamismo e Protestantismo, só para citar alguns exemplos. 

Não pense que todos são ignorantes, porque não são. Estarei atento para repelir tuas calúnias disfarçadas de bom discurso.

Hieromonge Daniel Fernandes



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos coméntarios onfensivos a pessâs em particular.Use da moderação.O bom senso cabe em todo lugar.Você pode discordar de nossas opiniãoes e é um direito seu,mas atacar pessôas,mencionando nomes é covardia.