Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

SÃO FRUMÊNCIO, BISPO, APÓSTOLO DA ETIÓPIA

Nasceu em Tiro, na Fenícia. Foi o responsável por levar o Evangelho  no século IV, a uma  escura região do coração da África, a Etiópia, região de onde provinham a rainha de Sabá, ao tempo do rei Salomão e, o ministro da rainha Candace, batizado pelo apóstolo Filipe (At 8,27). 

Jovem simples e inteligente, juntamente com seu irmão Edécio, acompanhou um filósofo chamado Merópio numa viagem às Índias. Ao cruzarem o mar Vermelho, foram assaltados e só os dois jovens foram poupados da morte, tendo sido levados como escravos para Aksum, a serviço da corte.

Ganhando a simpatia do rei, foram nomeados  funcionários e, encarregados da educação do príncipe herdeiro.
Estes tinham tido ótima formação cristã e aproveitaram-se do privilégio para proteger os mercadores cristãos que passavam por aquela região e também difundir a fé. Conseguiram licença para construir uma igrejinha, tornando-se catequistas.

 Após quase vinte anos conseguiram autorização para voltar à pátria. Edésio foi para Tiro e, Frumêncio foi à procura do patriarca de Alexandria, Santo Atanásio, colocando-o a par das conversões acontecidas na Etiópia, e da necessidade de um bispo e alguns sacerdotes para dar continuidade à evangelização de região tão promissora. Quem mais digno do que Frumêncio? Foi então investido bispo por Santo Atanásio recebendo jurisdição eclesiástica sobre toda a Etiópia, por volta do ano 350 d.C. 

De volta a Aksum, foi acolhido com alegria e aclamado pelo povo como "Abba Salama", que quer dizer, "padre portador da paz". Com muito zelo e autoridade pregava o Evangelho, conseguindo a conversão do rei e da rainha, com muitos nativos. Recentemente foram encontradas moedas com a inscrição "Rei Ezama, cristão", que vem confirmar este fato na história daquela nação.

Tendo quase toda a Etiópia abraçado o Cristianismo que continuou com ligação com o patriarcado de Alexandria do Egito, passou a chamar-se Igreja Copta.
Mais tarde, por volta de 460 d.C., tendo a Igreja egípcia aderido à heresia monofisita (reconhece uma só natureza em Cristo), também toda a Igreja copta da Etiópia ficou envolvida na mesma crença, mesmo sem quase o saber.

A data da morte do bispo é desconhecida, provavelmente no ano 380,tendo logo recebido grande veneração na Etiópia. A história reconheceu com justiça a São Frumêncio, o título de apóstolo e primeiro bispo daquela nação. Sua festa celebra-se no dia 27 de outubro, e nós lhe reservamos o dia 30 de outubro no calendário litúrgico.


ORAÇÃO


Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Frumêncio,
animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo,
dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé,
para participarmos de sua glória.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho,
na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos coméntarios onfensivos a pessâs em particular.Use da moderação.O bom senso cabe em todo lugar.Você pode discordar de nossas opiniãoes e é um direito seu,mas atacar pessôas,mencionando nomes é covardia.