Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A infalibilidade de São Paulo Apóstolo

A infalibilidade de São Paulo Apóstolo merece um exame particular.Antes de tudo,porque São Paulo não era discípulo pessoal de Cristo e não se lhe pode,sem mais,atribuir a promessa feita a todos os Apóstolos,e depois,porque precisamente a sua infalibilidade é posta de boa mente sem dúvida pelos racionalistas.Mas estão em seu favor as seguintes razões:Imediatamente depois da conversão,São Paulo recebe a vocação apostólica de pregar o nome de Jesus por todo o mundo.(Atos 9:6-15)Essa vocação exige uma dotação correspondente.De resto,o Apóstolo tem uma forte e profunda consciência da sua autoridade infalivel."Creio ter eu também o Espírito de Deus"(I Cor. 7:40)."Em verdade vos declaro ,irmãos,que o Evangelho por mim anunciado não vem do homem,porque eu não o recebi,nem aprendi de homem,mas por revelação de Jesus Cristo"(Gál.1:11ss)E lança o anátema contra os que ensinam diferentementedêle(Gál.1:8ss)É evidente,portanto que o Apóstolo está pessoalmente convecido de pregar ao mundo a autêntica doutrina de Jesus,isenta de êrro.E quando escreve na mesma carta(Gál.2:2):"Expus a êles (aos primeiros Apóstolos)o evangelho que eu prego entre os gentios...de mêdo de correr ou ter corrido em vão",isso não significa absolutamente que tenha duvidado das verdades do seu evangelho,ou que tenha admitido a possibilidade de erros pessoais retifícaveis pelos Apóstolos;significa simplesmente que êle com prudência queria ouvir o parecer dos outros Apóstolos,sôbre a oportunidade da sua ação.Recordamos,por fim,que,como para os outros Apóstolos,Deus confirmou o ensinamento de São Paulo com milagres(Atos.14:7ss;13:7ss;19:11ss).Objeções tiradas da Sagrada Escritura-Os judeus cristãos consideravam São Paulo como falivel e o combateram na questão da circuncisão.Contra a infalibilidade de Pedro objeta se a sua hesitação na questão da sua missão entre os pagãos que já tinha sido decidida com a ordem de jesus no momento da ascenção(Mt.28:19).Respondemos que Cristo resolveu a questão via de princípio.mas que sua aplicação deixava ainda lugar a hesitações.Afirma-se que os Apóstolos nutriam pareceres diversos em questões dogmáticas importantes.Mas,é um método anticientífico,quere tirar de uma exposição diversa da doutrina de Jesus  uma "noção dogmática"diversa,como se ao cristianismo primitivo tivesse faltado a unidade de fé.Conflito entre São Paulo e São Pedro em Antoquia(Gál.2:11-14)refere se àquestão puramente discíplinar das relações entre hebreus e cristãos do paganismo e não toca absolutamente no dogma.Diz se ainda:São Paulo declara em Mileto,que não o teriam mais tornado a ver(Atos20:25).Mas o carisma da verdade não preserva de erros religiosos;preserva sòmente do êrro no ensinamento oficial do evangelho.Os Padres.Êles também estão convecidos de que a igreja é a coluna e a base da verdade.Assim São Teófilo,o digno sucessor de Santo Inácio na igreja de Antioquia,escreve que,como os navios chocam,se saem de perto do pôrto e entram no mar em tempestade,assim os homens naufragam também,quando abandonam a "cátedra da verdade"da igreja(Ad.Autol.2,4)Santo Irineu ensina que onde está a igreja aí esta o Espírito Santo e que é impossivel encontrar a verdade,senão na igreja que possui o "carisma da verdade"(Adv.H.3,4)Tertuliano pergunta aos hereges,se deveras crêem que o Espírito Santo tenha abandonado seu dever e permitido que a igreja caia no êrro(De prescriptione,28).São Cipriano escreve:"todos aquêles que abandonaram a Cristo,perdem se em seus erros,mas a igreja que crê em Cristo,permanece fiel à verdade recebida,não se separa dele"(Ep.59,7)Para os séculos seguintes basta citar os Concílios que se reúnem com a viva consciência de possuir a verdade infalivel e ferem o êrro com o anátema.A razão teológica afirma:se a igreja tem por fim renovar contìnuamenteo mundo com a verdade e a graça,deve nescessàriamente,através das vicissitudes da sua vida terrena,ter nas mãos êstes dois meios,de maneira indefectível.Ora,sòzinha,sem um auxílio particular divino,uma instituição humana não está em condições de manter intacta a verdade por longo tempo,tanto mais se essa verdade veio"do alto" e sobrepuja a razão humana.Verdade e infalibilidade são uma equação perfeita:"Membrum amputatum non sequitur spiritus"(Santo Agostinho,Serm.267,4).A Igreja Grega reividica a infalibilidade para todo corpo místico de Cristo:"A igreja é infalivel como totalidade e não em cada um...A igreja oriental não reconhece uma infalibilidade do episcopado ou do clero,mas uma infalibilidade de todo o corpo da igreja"(Arseniew)"Na igreja ortodoxa não pode haver nenhuma autoridade externa,da infalibilidade dogmática,nem deve haver""A igreja sempre foi considerada uma plenitude,porque possui em si a plenitude e é guiada pelo Espírito Santo...por isso a verdade dos dogmas depende da plenitude da vida da igreja"."Por isso a ortodoxia não conhece orgãos absolutos e ignora uma autoridade externa e uma "pars pro toto"mas reconhece uma "pars in toto"(Florensku)."Nas questões dogmáticas é exigido o acôrdo entre os bispos e os leigos"(Cfr.Zankow das orth.Christentum des Ostens,P.34)Justamente neste mesmo sentido foi redigida a resposta dos Patriarcas Orientais à encíclica de Pio IX em 1848.Aos nossos leitores vamos mostrar a verdade da infalibilidade Papal e aqueles que a renegam são hereges e cismáticos.Arcebispo Makarios,pela graça de Deus,Catholicós de todos os malankares católicos no exilio,em paz e comunhão com Sua Santidade Alejandro IX.

Um comentário:

  1. Não sei se há. Não havendo, penso ser
    interessante uma análise aos comentários
    contidos no endereço abaixo -
    desfavoravelmente - sobre o papado.

    http://conhecereis-a-verdade.blogspot.com/2011/03/igreja-primitiva-sobre-o-papado-segundo.html

    ResponderExcluir

Não aceitamos coméntarios onfensivos a pessâs em particular.Use da moderação.O bom senso cabe em todo lugar.Você pode discordar de nossas opiniãoes e é um direito seu,mas atacar pessôas,mencionando nomes é covardia.